
CAPACITE-SE
O conhecimento em captação de recursos é tão importante quanto o próprio dinheiro.
Nosso compromisso vai além do apoio financeiro ao ecossistema universitário. Capacitamos estudantes, pesquisadores e gestores de projetos com conhecimentos estratégicos em captação de recursos. Como primeira ação nesta direção, oferecemos conteúdo especializado através de canais como YouTube e Spotify.
QUER AJUDA FINANCEIRA PARA O SEU PROJETO MAS NÃO SABE COMO CONSEGUIR?
Existem diversas formas de conseguir financiamento e fomento, privado ou público, para projetos que possam impactar positivamente nosso país ou trazer inovação para nossa comunidade, inclusive cientifica.
EM QUAL ÁREA SEU PROJETO SE ENCAIXA?

INOVAÇÃO

IMPACTO SOCIAL
VENHA CONHECER NOSSO CANAL NO
YouTube & Spotify
Nós disponibilizamos diversas entrevistas no nosso canal no YouTube e em nosso Spotify onde ensinamos como conseguir bolsas, apoio e financiamento para seu projeto dentre outros tópicos que ajudariam muito a gerenciar seu projeto de forma eficiente e segura.
INOVAÇÃO
Se você tem um projeto inovador e busca financiamento, existem diversas fontes de investimento disponíveis. Desde recursos públicos até capital privado, cada opção tem regras e requisitos específicos. Aqui estão as principais formas de obter apoio financeiro para iniciativas inovadoras.
O QUE É INOVAÇÃO?
Projetos de inovação são iniciativas que propõem soluções criativas para desafios atuais, com foco em impacto positivo e aplicação prática. No Edital de Projetos 2025 da Chronos, foram selecionadas propostas em áreas como educação ambiental, tecnologia social, inteligência artificial e engenharia aeroespacial. Esses projetos demonstram como a inovação pode transformar realidades por meio de ideias originais e compromisso com o desenvolvimento social e científico.
FOMENTO PÚBLICO PARA INOVAÇÃO
O fomento público consiste em recursos financeiros disponibilizados pelo governo para impulsionar a inovação no Brasil. Esses investimentos podem ser subvenções, créditos subsidiados ou bolsas de pesquisa. Os principais programas de fomento público em São Paulo são, a FAPESP, que visa financiar iniciativas de pesquisas movidas pela curiosidade do pesquisador, a FINEP, que oferece crédito e subvenções para empresas que desenvolvem inovação, e a Embrapii, que financia pesquisas aplicadas em parceria com empresas e universidades. Caso você tenha mais interesse nesse tipo de financiamento, temos uma entrevista com uma pessoa em que entramos em mais detalhes sobre os recursos providos pela Embrapii em nosso canal no YouTube e Spotify.
Veja nos links abaixo as oportunidades de fomento público:
Boletim de Inovação do Sebrae (última atualização: Agosto/25)
Financiamento da Inovação - FI Group
INVESTIMENTO ANJO E ASSOSSIAÇÕES ANJO
Os investidores anjo são pessoas físicas ou grupos que aplicam capital próprio em startups inovadoras, geralmente em estágios iniciais. Além do dinheiro, oferecem mentoria, conexões e suporte estratégico. Geralmente, O investidor compra uma participação minoritária na startup e aposta no seu crescimento e caso a empresa tenha sucesso, o investidor pode vender sua parte por um valor muito maior. As principais redes de investidores no pais são a Anjos do Brasil e a BR Angels. Caso você tenha interesse nesse tipo de investimento temos uma entrevista com um investidor anjo onde mostramos como funciona esse tipo de financiamento em nosso canal no YouTube e Spotify.
Veja no link abaixo as oportunidades de investimento anjo:
CROWDFUNDING
O crowdfunding permite que várias pessoas contribuam financeiramente para um projeto em troca de recompensas ou participação acionária. Existem 3 tipos de crowdfunding sendo eles, crowdfunding de recompensa onde o investidor recebe um brinde ou produto em troca do apoio, o crowdfunding de doação que é voltado para projetos sociais e sem fins lucrativos e o Crowdequity em que os apoiadores se tornam sócios do projeto. Entretanto, vale lembrar que, o dinheiro arrecadado com o crowdfunding, independente do tipo, geralmente depende da popularidade e atratividade do projeto.
Veja no link abaixo as oportunidades de crowdfunding:
COMPRAS PÚBLICAS PARA INOVAÇÃO
O governo pode contratar startups e empresas inovadoras para fornecer soluções tecnológicas por meio de licitações e programas específicos. O Marco Legal das Startups (ML Startup) criou regras que facilitam a contratação de startups por órgãos públicos onde empresas inovadoras podem vender tecnologia, softwares, equipamentos e serviços ao governo sem ter que se preocupar em concorrer com grandes empresas. Se estiver mais interessado nesse tipo de financiamento, nós estamos tentando conseguir uma entrevista, que será disponibilizada no nosso canal no YouTube e Spotify, com alguém entendido da área para ensinarmos mais detalhadamente sobre esse assunto.
CORPORATE VENTURING
Empresas tradicionais investem diretamente em startups inovadoras para impulsionar novas tecnologias e negócios estratégicos. Existem diversos tipos de Corporate Venturing como por exemplo Corporate Venture Capital (CVC), em que empresas criam fundos próprios para investir em startups, como o google ventures, as Unidades de Corporate Venturing (VCU), que são departamentos internos de inovação que aceleram startups e Corporate Venture Builder (CVB) onde grandes empresas criam startups do zero para desenvolver novas soluções. Caso esteja interessado em Corporate Venturing, estamos planejando uma entrevista sobre esse assunto, que estará disponível no nosso canal do YouTube e Spotify, onde entraremos em mais detalhes sobre esse tipo de investimento.
OBRIGAÇÕES SETORIAIS
Algumas empresas são obrigadas por lei a investir em inovação, especialmente em setores regulados como energia, petróleo e gás. Como exemplo temos a Aneel exige que concessionárias de energia invistam parte do seu faturamento em projetos de inovação energética. Ainda não temos um candidato para a entrevista nesse assunto mas assim que conseguirmos planejamos disponibilizar uma entrevista detalhando melhor esse tipo de investimento no nosso canal no YouTube e Spotify.
IMPACTO SOCIOAMBIENTAL
Se seu projeto busca resolver problemas sociais e ambientais, existem diversas formas de financiamento disponíveis. Cada uma dessas opções oferece possibilidades únicas para impulsionar sua iniciativa e ampliar sua contribuição para o mundo.
O QUE É IMPACTO SOCIAL?
Projetos de impacto social são iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades, especialmente em contextos de vulnerabilidade. Eles buscam promover inclusão, equidade e desenvolvimento sustentável por meio de ações práticas e transformadoras. No Edital de Projetos 2025 da Chronos, algumas propostas selecionadas demonstram esse foco, como projetos nas áreas de educação, meio ambiente e empreendedorismo social. Esses projetos mostram como é possível gerar mudanças reais na sociedade ao combinar propósito social, inovação e ação coletiva.
INCENTIVOS FISCAIS
Empresas podem reduzir impostos ao investir em inovação e pesquisa como por exemplo uma indústria que desenvolve um novo processo sustentável pode deduzir esses custos no Imposto de Renda através da Lei do Bem. Além da lei do bem temos também a Lei da Informática, a Lei Rouanet entre outras que funcionam de forma similar. Caso você tem interesse nesse tipo de investimento estamos marcando uma entrevista, que estará disponível no nosso canal no YouTube e Spotify, com um intermediador entre as empresas que podem usar a lei do bem.
CAPITAL DE RISCO
Fundos de Venture Capital investem em startups promissoras, esperando alto retorno. Existem diversos fundos de Venture Capital investindo em startups atualmente como exemplo temos o fundo Kaszek Ventures investiu na Nubank, que se tornou um dos maiores bancos digitais do mundo. Ainda não achamos uma pessoa para entrevistar sobre esse tipo de investimento mas assim que conseguirmos pretendemos disponibilizar a entrevista no nosso canal no YouTube e nosso Spotify para trazermos mais informações sobre o assunto.
FUNDOS DE INVESTIMENTO DE IMPACTO
Os Fundos de Investimento de Impacto direcionam recursos para iniciativas que geram benefícios sociais ou ambientais mensuráveis, além de retorno financeiro. O FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios), por exemplo, pode financiar projetos ligados à inclusão social, educação, saúde e sustentabilidade.
Veja nos links abaixo as oportunidades de investimento de impacto:
Tá captando - Comunidade no WhatsApp
FILANTROPIA COLABORATIVA
A filantropia colaborativa mobiliza doadores individuais, empresas e fundações para apoiar projetos de impacto, fazendo campanhas de arrecadação que são realizadas, muitas vezes, em plataformas online esses recursos são destinados a ONGs, instituições e projetos sociais com o intuito de alcançar maior escala nas ações sociais. Caso esteja mais interessado nesse tipo de financiamento estamos tentando agendar uma entrevista com um especialista no assunto para detalhar o tema de forma mais profunda, essa entrevista estará disponível em nosso canal no YouTube e Spotify.
Veja no link abaixo as oportunidades de filantropia colaborativa:
PEER-TO-PEER LENDING
Esse modelo conecta diretamente investidores a empreendedores sociais, sem a intermediação de bancos tradicionais. De forma que, investidores emprestam recursos a projetos com propósito social sendo que o retorno pode ser financeiro ou social, dependendo do modelo. O P2P lending, por exemplo, oferece condições flexíveis e taxas mais acessíveis.
RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
A Responsabilidade Social Corporativa (CSR) envolve o compromisso das empresas em retribuir à sociedade parte de seus resultados. Empresas com programas robustos de CSR investem em projetos sociais alinhados com seus valores e estratégias. Onde, empresas alocam parte de seus lucros ou recursos para projetos sociais e os resultados são reportados em relatórios de sustentabilidade.
Veja no link abaixo as oportunidades de CSR:
Boletim de Inovação do Sebrae (última atualização: Agosto/25)
FUNDAÇÕES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS
Fundações privadas e institutos filantrópicos são importantes financiadores de projetos sociais no Brasil e no exterior. Esses recursos geralmente são disponibilizados através de editais e chamadas públicas. Funcionando através de organizações sociais submetem seus projetos a processos seletivos para que as instituições oferecem financiamento, conhecimento técnico e visibilidade. Caso esteja interessado nessas instituição estamos planejando uma entrevista, que estará disponível no nosso canal no YouTube e Spotify, explicando mais afundo esse tipo de financiamento.